quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Então é Natal...

Papai Noel deve estar satisfeito com as férias que deram a ele esse ano. Era uma da manhã da véspera de Natal e a fila pra entrar no shopping de Belém era digna de hora do rush em São Paulo. Carros e mais carros dobrando esquinas e mais esquinas. Disseram que lá dentro tava pior do que em show de Calypso e Aviões do Forró. Juntos. Gente bêbada, guris tirando fotos, lojas cheias. Uma equipe de reportagem que cobria a tsunami humana entrevistou um lojista e lhe perguntou o que significava o Natal, na visão dele. Pândurus Avarentus, que decende de uma família grega, disse primeiro que adorava o Natal. Era sua época favorita do ano. Todas aquelas pessoas juntas, aqueles sorrisos, aquelas sacolas, aqueles cheques! Interrogado de novo pela repórter com a mesma pergunta, ele respondeu que o natal para ele significava época de fartura, de amor, de carinho ao próximo que vinha comprar na sua loja, a última parte recitada com um sorriso malicioso escorrendo pelo rosto... Tá, parei. Mas a parte do congestionamento e das pessoas amontoadas no shopping era a mais pura verdade!
Enfim, o Natal chegou mais rápido em 2008 do que nunca. Para uns acompanhado da crise. Para outros, acompanhado da lama das enchentes. Mas entre mortos e feridos ele conseguiu chegar. Opa! Perdão. Reformulando a frase. Mas entre mortos e feridos Ele conseguiu chegar. Ãhn? De quem diabos está falan...? Ahh... O cara que nasceu no dia do Natal! Jesus Cristo, né? Pow, que azar, só devia ganhar um presente. Coitadinho... Tá, parei de novo! Juro que vou tentar me controlar mais daqui pra frente.
A cada ano liquidações, ofertas à prazo, papais noeis azuis, ofuscam o nascimento de Cristo. Aquele que passou sua primeira noite no mundo dos homens deitado sobre uma manjedoura (fazia tempos que não ouvia falar na bendita manjedoura). Aquele que fez com que Reis Magos viajassem quilômentros só para contemplar-Lhe e Lhe presentear. É aceitável que pessoas não acreditem na Sua santidade, mas é triste ver como Seu nascimento é prostituído.


Então é Natal, e o que você ainda faz aqui? Já para a sala que hoje é dia de comida boa!


P.s.:Feliz Natal, Patos! Sinto falta de vocês!

3 comentários:

Unknown disse...

poxa me emocionei ...

natal, natal das crinaças , natal do menino Jesus ! ...

Lucas Kepha disse...

"Então é Natal, e o que você ainda faz aqui? Já para a sala que hoje é dia de comida boa!"

Que isso?! Vc fala da superficialidade do natal e acaba resumindo a noite à ceia. Lembre-se da reflexão e dos seus primos q sentem a sua falta...

xerunda

Bel disse...

foi uma ironia rapa!